Tratamento de canal em dente de leite: É possível?
Muitas pessoas não sabem, mas em alguns casos é necessário realizar um tratamento de canal em dente de leite. Embora o dente de leite seja pequeno e provisório, ele também pode ser infectado por bactérias, que afetam as gengivas e toda a estrutura para o dente definitivo.
Isso ocorre porque muitos pais negligenciam os cuidados com os dentes de leite, já que são provisórios. Além disso, é difícil gerenciar a saúde bucal das crianças que estão sempre consumindo alimentos açucarados e não dão muita importância ao momento da escovação.
Embora seja uma tarefa difícil, é importante estar atento a saúde bucal da criança desde o nascimento para evitar problemas como as caries.
Indicações para o tratamento de canal em dente de leite
O tratamento de canal em dente de leite é indicado nos seguintes casos:
- Infecção por cárie;
- Má formação de dentina ou esmalte;
- Trauma;
- Fratura;
- Infecções por outros motivos.
Como é feito o tratamento de canal em dente de leite?
O tratamento que é realizado dentro do dente, baseia-se em realizar a obturação do dente de leite, por meio do esvaziamento da parte viva do dente. Assim como nos adultos, são realizadas radiografias e inseridas limas, além do isolamento do dente para evitar contaminação.
O procedimento não é invasivo e não causa incômodos para a criança. Dessa forma, pode ser realizado tranquilamente, pois trata-se de um procedimento simples. No entanto, é preciso buscar auxilio de um médico especializado, pois o grau de dificuldade do procedimento pode variar de acordo com a idade da criança.
Em todo caso, é possível evitar esse incomodo para a criança, realizando os cuidados necessários para manter a saúde dos dentes de leite, até que chegue a hora deles caírem.
Confia alguns cuidados com dentes de leite que você deve ter com seus filhos:
- Realizar a higiene adequada com escovação sempre após as refeições;
- Utilizar escovas com cedas macias e cabeça pequena para alcançar todos os cantos da boca;
- Evite creme dental com flúor;
- Utilize fio dental para os locais em que a escova de dente não alcança;
- Evite dar excesso de alimentos açucarados à criança;
- Leve a criança regularmente ao dentista para avaliar a saúde bucal.