COMO É REALIZADO O TRATAMENTO DE CANAL
O tratamento de canal é um dos tratamentos ortodônticos que mais causam dúvidas entre os pacientes dentários. Por ser um procedimento um pouco mais complexo se comparado com uma simples obturação, por exemplo. O tratamento de canal consiste, como seu próprio nome sugere, realizar o tratamento e reestruturação total do dente, isto é, da polpa do dente mais especificamente.
O tratamento de canal se faz necessário quando existe um processo de infecção e inflamação da polpa do dente, ou seja, o interior do dente, que havendo a progressão desta inflamação pode haver a danificação da estrutura do dente, chegando até sua raiz.
A corrosão gradual e a destruição das camadas do dente abrem espaço para a infiltração de bactérias nas terminações nervosas e é isso que causa a sensação extremamente dolorosa no canal
Veja a seguir as principais causas que podem causar inflamação no canal levando um paciente a necessitar de tratamento de canal:
Cáries;
Traumas nos dentes;
Infiltração de uma obturação danificada.
O tratamento de canal, conforme citado, pode ser mais complexo do que uma simples obturação, porém, se realizado com um dentista profissional o tratamento pode ser realizado tranquilamente e antes que o paciente perceba o tratamento já terá sido concluído.
O tratamento do canal basicamente consiste em:
Abrir o dente o dente;
Aliviar a dor;
Desalojar as bactérias;
Restaurar a área interna do dente.
Todo esse tratamento, bem como o passa a passo do procedimento citado pode ser realizado de forma indolor se realizado um pré tratamento ministrado ao paciente com antibióticos, e claro, a aplicação de substância anestésica adequadamente.
CONHEÇA ALGUMAS NOVIDADES RECENTES A RESPEITO DO TRATAMENTO DE CANAL
Cada vez mais os especialistas buscam encontrar técnicas para a realização do tratamento de canal de forma tranquila e eficaz para evitar problemas futuros. Com isso, foi descoberto em estudos recentes que ao retirar a polpa doente do dente, quanto maior o espaço para introduzir o material de obturação maiores as chances de serem eliminadas as bactérias.
Além disso foi verificado que é mais eficiente realizar o tratamento em duas consultas. Na primeira realizar toda a limpeza do dente retirando toda a área contaminada e alguns dias depois realizar a obturação definitiva.
Atualmente com a evolução dos procedimentos odontológicos, o tratamento de canal não precisa ser mais sinônimo de sofrimento.