Siso dente: principais cuidados
O siso dente é último a nascer na boca de uma pessoa. Em geral, eles aparecem dos 16 aos 25 anos, e um dos sinais que eles estão apontando é a coceira na gengiva, dor acompanhada de edemas e até a limitação da abertura da boca, em alguns dos casos. Grande parte das vezes, os quatro sisos começam a nascer todos de uma vez, sendo dois superiores e dois inferiores. Mas existe ainda a possibilidade de a pessoa não ter nenhum siso, ou ter apenas algum dos 4.
Mas quando o siso dente aparece, alguns cuidados devem ser tomados, pois, por estar localizado muito fundo na boca, a higienização acaba se tornando mais complicada. Nestes casos, o ideal é consultar o seu dentista e fazer um acompanhamento periódico para se precaver de problemas como tártaro e cárie, que acabam ocasionando na extração do siso dente.
Como fazer a limpeza do siso dente?
Escovar os dentes é a melhor maneira de evitar doenças não só no siso como em toda a região da boca. E para evitar que o siso seja extraído por conta da falta de limpeza, você pode adotar alguns métodos para higienização dos últimos dentes:
Inclinar a escova de para que ela consiga limpar a região mais distante;
Optar por escovas de dentes interdentais, que são pequenas, flexíveis e pontudas, ou escovas infantis, que são menores e facilitam a limpeza.
Utilizar o fio dental também se faz necessários no siso dente, para evitar o acúmulo de comida;
Sempre se consultar com o dentista para que ele possa verificar a saúde bucal e orientar qual a melhor forma de fazer a higienização do siso.
Quando extrair o siso dente?
A extração do siso acontece quando o seu nascimento atrapalha os outros dentes. Por ser o último dente, ele pode precisar de um espaço que a arcada dentária não possui e , desta forma,ele acaba empurrando os demais dentes, fazendo que a mordida fique torta. Também é aconselhável extrair o siso quando existir algum tipo de inflamação. A pessoa que precisar extrair esse dente, deve ter precauções com pós-operatório, que demanda repouso, utilização de anti-inflamatórios e antibióticos e uma dieta equilibrada à base de comidas líquidas e pastosas.
A Ideal Odonto, que existe há mais de duas décadas no mercado, se preocupa com a sua saúde bucal, por isso o grupo conta com uma equipe extremamente qualificada de especialistas e várias clínicas conveniadas em todo território brasileiro para poder oferecer os melhores serviços aos seus clientes, desde orientações a cirurgias.