O que é prótese total?
Você já ouviu falar em prótese total? Talvez não conheça por esse nome, mas é assim que a famosa dentadura é chamada no jargão odontológico. Estas arcadas artificiais existem para substituírem os dentes das pessoas, inferiores e superiores, de modo que uma pessoa que por algum motivo tenha perdido todos os dentes, tenha alguma forma de morder e mastigar.
Mas não se engane, a dentadura é bastante diferente dos dentes e requer um período de adaptação e cuidados especiais para ser totalmente funcional. A última Pesquisa Nacional de Saúde, conduzida em 2013 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgou que 11% dos brasileiros não têm nenhum dente.
Quer saber mais sobre prótese total? Confira do que é feita e alguns cuidados que uma dentadura precisa abaixo:
Prótese total: como e do que é feita?
Cada dentadura é feita sob medida para cada pessoa. A prótese total é confeccionada com base em testes laboratoriais, que usam o que há de mais moderno na odontologia para projetar uma prótese total que preserve a mordida do indivíduo. Os novos dentes são feitos de resina acrílica, e a dentadura é fixada na gengiva através de uma base acrílica, de cor semelhante à da gengiva.
Entre os benefícios da colocação de uma prótese dental estão:
Maior facilidade no dia a dia para alimentação;
Evitar constrangimentos por não possuir dentes;
Aumento da autoestima.
A prótese total é composta de duas partes. Uma superior que cobre toda a região do céu da boca, e outra inferior em forma de ferradura que é sobreposta a toda região da mucosa bucal inferior. Ela comumente é móvel, entretanto também existe a versão fixa, colocada através de implantes.
Cuidados e recomendações para dentaduras
Assim como outros aparelhos odontológicos, a prótese total não é eterna. Estima-se que uma dentadura possua vida útil em média de 5 a 7 anos. Caso este período não seja respeitado, o paciente está sujeito a desenvolver problemas graves, como perda óssea severa e até câncer de boca. Até que se acostume com o uso dela, é aconselhável evitar carnes e alimentos duros.
Quando fora da boca, a prótese total móvel deve ser conservada em um copo com água. Ela é feita para um ambiente úmido, podendo facilmente quebrar caso não seja conservada deste jeito. Qualquer problema com dores e incômodos com ela devem ser comunicados ao seu dentista, a fim de proporcionar a melhor experiência. Alguns problemas decorrentes da não utilização de dentaduras são a perda óssea e a modificação da mordida.