Saiba mais sobre a periodontite
A doença periodontal mais conhecida como periodontite é uma infecção bacteriana, que atinge metade dos adultos em algum momento de vida. Esta doença evolui principalmente pela gengivite, que é uma inflamação gengival, que acontece pelo acúmulo de tártaro e placa bacteriana na gengiva.
A periodontite apesar de ser uma doença comum, se estende para os ossos e para o ligamento periodontal que são os tecidos que dão suporte aos dentes. Por essa razão se torna muito grave, principalmente, pelo fato de ser uma das principais doenças que levam a perda dos dentes nos adultos, devido a fragilidade dos ossos provocada na mandíbula. Porém, a doença é possível de ser prevenida, evitando assim, doenças como aftas, mau hálito, e até mesmo a perda dos dentes.
Conheça as causas da periodontite
Uma das principais causas da periodontite é quando a gengivite não é tratada de forma correta ou quando o tratamento é adiado por alguma razão. Um outro fator é a predisposição genética que pode ocorrer frequentemente em jovens a partir de 15 anos de idade, porém, essa predisposição não significa que a pessoa irá desenvolver de fato a doença, e sim que seu sistema imunológico é mais propenso a desenvolver a periodontite.
Além disso, a má escovação ou a não realização da higiene bucal feita corretamente no dia a dia é um grande progresso para que as bactérias dominem a boca. Entretanto, existem outros fatores que podem ser um risco para aumentar as chances de desenvolver periodontite:
- Fumo;
- Diabetes;
- Idade avançada;
- Uso de muitos medicamentos;
- Baixa imunidade;
- Alterações hormonais;
- Problemas com mordidas tortas.
Sintomas da periodontite
Os sintomas mais comuns da periodontite são o surgimento de tártaro, aftas, mau hálito, além de mobilidade nos dentes, sangramento durante o uso do fio dental e da escovação, vermelhidão na gengiva e gosto azedo na boca.
Com o surgimento dos sintomas, o diagnóstico da periodontite é feito por um odontologista ou o próprio periodontista, que é especialista no assunto. Quanto mais cedo a procura pela ajuda médica, melhores são as chances de alterar os danos causados pela doença, como a perda dos dentes.