O QUE ODONTOPEDIATRIA?
A odontopediatria é a especialidade responsável por cuidar da saúde bucal das crianças. Recorrentemente adultos têm medo das consultas ao dentista, isso normalmente ocorre pois tiveram experiências traumatizantes na infância. A odontopediatria conta com um local preparado especialmente para as crianças, com decorações e apetrechos que chamem a atenção e distraia. Diferentemente do que muitos pensam, o acompanhamento com um odontopediatra é essencial antes mesmo que o bebê nasça. Com a gravidez e os hormônios, é comum que a saúde bucal da mulher fique suscetível, por isso é necessário um acompanhamento assim como o pré-natal.
QUANDO A ODONTOPEDIATRIA É USADA?
Para bebês que ainda não possuem dentes, as consultas a um odontopediatria também é essencial, este procedimento pode ocorrer no primeiro trimestre de vida onde o odontopediatra irá instruir a mãe sobre mamadeiras, chupetas e até mesmo sobre o modo correto de realizar a higienização, que mesmo não tendo dentes deve ser feita após as mamadas. Já para crianças acima de 2 anos, é possível averiguar a estrutura dentária, sendo solicitado em alguns casos uma radiografia panorâmica, que irá conferir o posicionamento dos dentes e verificar se a mordida está ocorrendo de forma correta.
O odontopediatra irá analisar a saúde bucal das crianças, interagindo de forma lúdica e citando personagens do convívio das crianças, tudo para que ele tem uma vivência agradável e queira voltar mais vezes ou apenas não veja problema com isso. Conforme as crianças crescem, o odontopediatra junto aos pais, irá ensiná-lo:
Escovar os dentes;
Manter a saúde bucal;
Ter autonomia;
Entre outras vantagens.
Esses passos, irão fazer com que a criança entenda, o que deve ser feito para manter a saúde bucal e use isto para sua vida adulta.
ODONTOPEDIATRIA E OS TRAUMAS
Ao levar uma criança ao odontopediatra é necessário informar sobre possíveis traumas passados, assim eles terão uma abordagem diferente para reverter a situação. A odontopediatria possui técnicas e experiência para lidar com as crianças e tornar esta experiência algo comum, que não a cause nenhum trauma psicológico. Com os cuidados e atenção fornecidos pela odontopediatria, ir ao dentista será uma diversão, é claro que nem todas as crianças têm a mesma vivencia, mas com certeza as experiências serão mais agradáveis.