Mau hálito tratamento
A halitose (nome científico para o mau hálito) acontece quando o hálito emitido passa a ter um odor ruim. Não se trata necessariamente de uma doença, mas indica que algo não funciona bem dentro do organismo e por isso há necessidade de tratamento do mau hálito.
Existem diversos tipos de tratamento para o mau hálito, e alguns deles dependem apenas de mudanças em hábitos, como manter a saúde bucal em dia, ou criar o hábito de beber mais água e consumir alimentos mais leves.
Em casos mais graves, porém, é importante que sejam realizados exames e um médico de confiança realize o acompanhamento. Para saber mais, separamos hoje hábitos que podem evitar a halitose e mais: algumas maneiras de identificar qual o melhor tipo de tratamento para mau hálito, acompanhe:
Como prevenir o mau hálito?
A maior porcentagem de problemas de mau hálito vêm de problemas com a saúde bucal, por isso alguns hábitos em relação à rotina de limpeza dos dentes podem ajudar a prevenir o mau odor e extinguir a necessidade de mau hálito tratamento, como por exemplo:
- Consultas recorrentes ao dentista: pessoas que vão mais vezes ao médico podem evitar o mau hálito tratamento;
- Tomar muita água: com os dois litros diários de água sendo ingeridos, o fluxo salivar aumenta e ajuda na limpeza bucal;
- Comer de três em três horas: fazer as refeições corretamente em pequenos intervalos evita que o organismo utilize da gordura do corpo para gerar energia, processo em que o enxofre é liberado para a corrente sanguínea e consequentemente para o pulmão, causando mau hálito;
- Limpeza da língua: manter a língua sempre limpa evita a saburra lingual, composta pelo acúmulo de restos alimentares e bactérias, que causam também o mau hálito;
- Escolha alimentos mais leves: evite o consumo de alimentos com cheiros fortes como cebola e alho, que podem causar o mau hálito, e opte por ingerir mais frutas, como maçãs e laranjas.
- Use fio dental e enxaguante bucal: para manter a saúde da boca em dia, é indicado o uso de fio dental na limpeza dos dentes e enxaguante bucal para eliminação de restos de alimentos.
Mau hálito tratamento
Quanto ao mau hálito tratamento, é importante que o paciente seja analisado em consultório odontológico e realize exames detalhados, como:
- verificação do fluxo de saliva;
- frequência cardíaca;
- pressão arterial;
- quantidade de enxofre produzida pelo organismo.
Em alguns casos, é necessária a consulta em outros tipos de médicos para constatação de doenças que podem estar causando o mau hálito, como doenças respiratórias (rinite ou sinusite) ou doenças sistêmicas (ácido úrico ou diabetes).
O mau hálito possui métodos de intervenção, e é preciso ir ao dentista ao menos duas vezes ao ano para que exames regulares possam identificar o tipo de halitose e realizar o tratamento correto.