O desconforto do mau hálito e suas causas
Sempre que citamos o mau hálito, vale ressaltar o incômodo e a saia justa que esse cheiro característico pode impactar negativamente na vida de uma pessoa. Antes, é bom pontuar que a halitose não categoriza uma doença e sim um sintoma, que dá indícios de que há algo de errado com o organismo, e, na maioria das vezes, que esse problema ocorre o fator é de origem bucal.
Existem algumas causas básicas, começando pela higienização inadequada ou falta dela, doenças de gengiva não tratadas, cáries e também a placa bacteriana amarelada ou esbranquiçada que acomete o fundo da língua, conhecida como saburra lingual, que caracteriza a diminuição da produção de saliva. Além disso, a alimentação inadequada e problemas estomacais também podem causar o mau hálito, mas são casos raros e ocorre de forma passageira e não contínua, como ocorrem como o mau odor proveniente dos problemas dentários.
Saiba como identificar o mau hálito
Normalmente os portadores dessa condição não conseguem perceber o mau odor e quando acontece a descoberta de maneira indelicada, a experiência pode ser constrangedora. Mas algumas precauções podem ser tomadas para evitar o mau hálito ou identificar o problema e solucionar da maneira mais prática, com a ajuda de um especialista.
Entre as precauções diárias que podem ser realizadas ou evitadas, estão:
Evitar o jejum prolongado;
Manter-se hidratado;
Escovação adequada, higienizando todas as partes do dente;
Uso obrigatório do fio dental, que possibilita a expulsão dos restos de comida que acumulam entre as frestas dos dentes causando o mau hálito;
Excluir ou diminuir o uso do tabaco;
Evitar alimentos odoríferos;
Utilização de antisséptico bucal, lembrando que ele não trata o problema, e sim promove o alívio temporário.
O diagnóstico médico para identificar o mau hálito, é realizado por meio de exames clínicos e uma criteriosa análise das doenças em cavidade oral. Isso inclui exame físicos, bucais, e em casos específicos, endoscopia, para identificar problemas mais graves.
A importância do tratamento
O acompanhamento odontológico nesses casos configuram uma melhora na qualidade de vida, uma vez que podem ser problemas simples e fáceis de resolver, com especialista que possam orientar sobre as causas do mau hálito, diagnosticar e receitar o melhor tratamento.
Em casos de tratamentos contínuos, as visitas às clínicas odontológicas precisam ter mais frequência. Com cerca de 20 anos de mercado, a Ideal Odonto, conta com assistência odontológica em todo território nacional, sem limites de utilização e com profissionais capacitados para atender às necessidades dos pacientes.