Infecção no dente pode ser porta de entrada para diversas doenças
Aquela velha frase de que “a saúde começa pela boca” nunca fez tanto sentido. É por meio da boca que ingerimos os nutrientes necessários para a nossa saúde, mas ela também pode ser a porta de entrada para doenças sérias.
A infeção no dente, por exemplo, pode se tornar extremamente perigosa se não tratada adequadamente. Dessa forma, manter uma boa saúde bucal é fundamental para o bom funcionamento do organismo como um todo.
Um dente infeccionado se não tratado em tempo hábil, pode passar para a corrente sanguínea e afetar outras partes do corpo, como o coração, região cervical, tórax e até o cérebro, podendo causar uma infecção generalizada.
Problemas que causam infecção no dente:
- Cárie: é um problema bucal causado por bactérias existentes na boca, que se alimentam de restos de alimentos. Elas formam placas bacterianas que podem causar uma infecção no dente.
- Gengivite: é uma inflamação na gengiva, causada por bactérias, que, se não tratada pode evoluir para uma periodontite, uma infecção no dente.
- Afta: é uma lesão que surge, frequentemente na língua e interior das bochechas, pode ser um sinal de que a saúde bucal não anda bem.
- Herpes: é uma infecção viral que pode ser transmitida pelo contato com a saliva infectada.
- Halitose: também conhecida como mau hálito, é, geralmente, o primeiro sinal de que há algo de errado com a saúde bucal.
Dicas para evitar uma infecção no dente
A infecção no dente pode causar problemas graves de saúde, que, se não tratados, podem evoluir para problemas maiores. Contudo, é um problema que pode ser facilmente resolvido com alguns hábitos de higiene bucal e prevenção:
- Escove bem os dentes após todas as refeições;
- Utilize fio dental e escova com cerdas macias;
- Troque a escova de dentes com regularidade;
- Visite o dentista a cada 6 meses para uma avaliação;
- Evite o consumo excessivo de alimentos açucarados.
Além das dicas acima, é importante consultar o dentista a qualquer sintoma desconhecido que surgir, tanto para tratá-lo previamente, como para evitar que outros sintomas maiores comecem a existir. A Ideal Odonto pode ajudar nisso!