Halitose tratamento: Tudo o que você precisa saber
Alguma vez na vida, você já conferiu se o hálito estava bom, não é mesmo? Uma vez que o mau hálito, além de ser um indicativo que algo não está bem com a sua saúde, é uma situação um pouco constrangedora, visto que pode prejudicar as relações pessoas e profissionais. Mas você sabia que há tratamentos para a halitose? Continue a leitura e fique por dentro do assunto!
O que é a halitose?
A halitose caracteriza-se como uma alteração no cheiro do hálito bucal, no entanto, não pode ser considerada uma doença, mas um sinal de que algo não está bem com a sua saúde.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 40% da população mundial sofre de halitose, e com isso desencadeiam problemas sociais e econômicos. No entanto, é possível reverter esses casos com um tratamento adequado, indicado pelo profissional dentista.
Quais as causas da halitose?
Na maioria das vezes, a halitose está relacionada a problemas com a saúde dos dentes e outros órgãos, as principais causas são as seguintes:
- Cáries;
- Periodontite;
- Gengivite;
- Higiene bucal feita de maneira incorreta;
- Jejum prolongado;
- Sinusite e amigdalite;
- Erupção gástrica;
- Neoplasias;
- Diabetes;
- Alterações hormonais;
- Secura na boca;
- Saburra lingual;
- Estresse.
Halitose tratamento é possível?
A halitose tratamento é possível, sim. Porém, é importante ressaltar que a indicação de tratamento depende muito da sua causa, diante disso somente quem poderá indicar a melhor opção é o dentista. Na grande maioria dos casos a primeira opção de tratamento para a halitose é a realização de uma higiene oral correta, com o uso de uma boa escova, fio dental de maneira adequada e enxaguantes bucais.
No momento em que é realizada uma boa higiene bucal, as chances de termos o surgimento de placas bacterianas é muito menor, visto que com a escovação diária e frequente, essas probabilidades diminuem e com isso se torna uma maneira eficaz na halitose tratamento.
Porém, em casos mais graves de halitose onde ocorre uma certa mineralização da placa bacteriana, é extremamente necessário uma consulta com o dentista que irá remover todo o tártaro proveniente dessa mineralização, por meio da limpeza de dentes.
Já nas situações em que a halitose tem como causas outras doenças que não as relacionadas com a boca, após definido o diagnóstico, o médico especialista é que definirá o melhor tratamento que poderá em alguns casos, ser passível de cirurgia conforme as suas causas. De maneira geral, a halitose tratamento só é possível de acontecer por meio de um diagnóstico da raiz do problema, para que então os profissionais consigam indicar qual a melhor opção para remediar essa situação.
Como prevenir a halitose?
É possível termos com a halitose tratamento diariamente, com simples atitudes rotineiras. Confira a seguir, como você pode prevenir a halitose:
- Tenha uma boa higiene bucal;
- Consulte o dentista regularmente;
- Evite o fumo e bebidas alcoólicas;
- Beba muita água;
- Tenha cuidado com a alimentação;
- Pratique atividades físicas;
- Reduza os níveis de estresse.
Independente da causa da halitose, a uma boa higienização bucal é o ponto chave para que tenhamos sucesso no tratamento, além disso a visita periódica ao dentista deve ser tida como prioridade, principalmente para os casos de pacientes que possuem muitas restaurações, próteses, visto que elas podem reter alimentos e assim desencadear casos de mau hálito.
A halitose tratamento tem como fator principal as suas boas escolhas, por isso cuide muito bem da sua saúde bucal e evite constrangimentos devido a insegurança causada pelo mau hálito.