Halitose tem cura? Saiba como se livrar dela
Provavelmente você já passou por algum momento desagradável com alguém que esteja com halitose, não é mesmo? O ruim disso tudo é que na maioria das vezes as pessoas não percebem que estão com esse problema. Mas você sabia que a halitose tem cura? É o que nós vamos te mostrar no artigo de hoje.
O que é a halitose?
A halitose é caracterizada por se um odor desagradável proveniente das substâncias liberadas pelas bactérias que estão presentes no interior da boca, principalmente na região da língua, no fundo da cavidade oral.
Nessa cavidade oral, as bactérias acabam conseguindo esconder-se nas criptas – que são locais muito pequenos em que os restos de alimentos ficam escondidos, e quando essas bactérias começam a se alimentar destes restos de alimentos é que temos a halitose.
Também a má conservação dentária, sem a falta constante de escovação e limpezas com o uso de fio dental, após as refeições, é um fator que desencadeia a halitose. Em linhas gerais, as principais causas da halitose são as seguintes:
- jejum prolongado;
- amigdalite;
- estresse;
- má higiene bucal;
- cáries;
- desidratação;
- inflamação gengival.
Apesar de ser um sinal de que algo não está bem com o restante da saúde, a halitose tem cura.
Halitose tem cura?
Sim, a halitose tem cura e o melhor de tudo isso é que ela pode ser curada e prevenida com algumas pequenas atitudes no nosso dia a dia. Para te ajudar com isso, separamos algumas dicas, confira:
- Preze por uma boa higiene bucal: A chave do sucesso para que possamos dizer que a halitose tem cura, começa por uma boa higiene bucal. Isso porque, quando temos uma escovação frequente dos dentes, pelo menos três vezes por dia, com a utilização de fio dental e enxaguante bucal, a remoção dos principais agentes causadores da halitose – placa bacteriana, cáries, tártaro e gengivite, se torna muito mais eficiente e assim, a probabilidade da pessoa ser acometida pela halitose se torna mais difícil de acontecer. Mas lembre-se, uma boa escovação requer que os dentes, gengivas, bochechas e língua sejam limpos adequadamente, assim a halitose tem cura com essas pequenas ações na hora da limpeza bucal
- Beba muita água: O ato de ingerir muita água é extremamente importante para que a boca mantenha-se sempre úmida, uma vez que a desidratação é uma das causas do aparecimento da halitose. Quando você ingere água com uma maior frequência, a boca acaba ficando hidratada e assim as partículas de comida são eliminadas.
- Evite ficar de jejum: O jejum, também, é um dos principais causadores da halitose, por isso evite ficar mais de três horas em jejum. Dê preferência, sempre, pelos alimentos de fácil digestão como as saladas, frutas, iogurtes e carnes magras como o peixe e o frango. Por serem de fácil digestão, eles acabam sendo absorvidos de maneira mais rápida pelo estômago e assim evitam os quadros de halitose provenientes do jejum intenso.
- Cuidado com a sua dieta: Sabia que a sua dieta pode ser uma das causas da halitose? Isso mesmo! Por isso tenha muito cuidado com a dieta alimentar. Aquelas dietas alimentares que contem muita proteína e um baixíssimo teor de carboidratos são as principais causadoras da halitose. Isso acontece devido à baixa ingestão de carboidratos que o corpo passa e que faz com que ele queime gordura ao invés de queimar o açúcar, causando assim a halitose. Diante disso, procure investir em dietas mais equilibradas e balanceadas, sem a restrição de um índice muito alto de alimentos. Dessa forma, você consegue prevenir e perceber que a halitose tem cura, também, pela alimentação.
- Visite sempre o dentista: Assim como uma boa higiene bucal, a halitose tem cura quando são realizadas visitas frequentes ao dentista.