Halitose: conheça as causas e prevenções
A halitose que é mais conhecida como mau hálito é uma alteração no hálito que faz a boca ficar com um mau cheiro desagradável. Além disso, é um sinal de que a pessoa pode estar com alguma disfunção orgânica ou fisiológica.
A halitose não é uma doença e sim algo que pode estar errado com a saúde. Dessa forma, é necessário que seja identificado o motivo para que haja tratamento correto. Além do mais, a halitose pode também está ligada a algo temporário, causada pela ingestão de certos alimentos como o alho, cebola, bebidas alcoólicas e até mesmo pelos jejuns prolongados. Por isso, é necessário manter uma alimentação saudável, evitando alimentos gordurosos, cigarros e café.
Causas e tipos de halitose
Geralmente, o mau hálito está ligado ao surgimento de cáries e dá má higiene bucal, porém, pode ter também outras causas, como: a respiratória com a sinusite e amidalite, a digestiva e a de origem metabólica com as alterações hormonais, relacionadas a diabetes, estresse e secura da boca. Além disso, existem diversos tipos de halitose, dentre eles são:
Halitose matinal: acontece por uma alteração de condição fisiológica, em que a maioria da população possui ao acordar, sendo uma das mais normais;
Halitose fisiológica: é relacionada na diminuição do fluxo de saliva durante o sono que por isso ocorre um odor desagradável. Porém, após a higienização oral feita diariamente pela manhã, a halitose desaparece, restabelecendo o fluxo salivar normal;
Halitose psicossomática: ocorre quando os pacientes possuem alguma alteração no olfato e acreditam que possuem o mau hálito, porém as outras pessoas não sentem;
Halitose provocada por uso contínuo de medicamentos: ou seja, alguns remédios como diuréticos, anfetaminas e tranquilizantes alteram a diminuição do fluxo salivar ocasionam o mau hálito.
Como se prevenir do mau hálito?
A higiene bucal é a principal prevenção para o mau hálito, além da correta escovação e do uso do fio dental. Um outro detalhe que muitas pessoas acabam esquecendo é da limpeza periódica da língua após todas as refeições, evitando assim o acúmulo de bactérias. As consultas regulares ao dentista também fazem parte da prevenção e a Ideal Odonto conta com uma rede de clínicas conveniadas para atendimento em todo o Brasil.