Gengivite tratamento antibiótico não é preferência entre dentistas
Cuidar de gengivite tratamento antibiótico é pouco recomendado, pois a gengivite se trata de um processo inflamatório, e não infeccioso. De qualquer forma, a prescrição medicamentosa deve ser feita apenas por um cirurgião dentista.
Além de recomendar medicamentos, o dentista vai avaliar as causas da gengivite e orientar o paciente quanto à manutenção dos dentes para que a gengivite não volte a aparecer.
O que é gengivite?
Os principais sintomas da gengivite são:
- Vermelhidão
- Sangramento frequente
- Dor
Como ela surge:
- A gengivite tende a ser resultada da má higienização da boca, dentes, língua e gengivas
- A limpeza feita de forma incorreta permite que a placa bacteriana se altere, causando doenças
- Quando a placa bacteriana começa a se calcificar sobre o dente, isso irrita a gengiva, causando infecções
Essa é a primeira fase da doença periodontal que pode prejudicar até mesmo a raiz dos dentes, causando a perda completa de um dente.
Gengivite tratamento antibiótico
Após a placa bacteriana calcificar e formar o tártaro, não existe tratamento a ser feito em casa para recuar os resultados. Manchas amareladas, cáries e gengivite são algumas das consequências que precisam ser tratadas por um dentista.
Gengivite tratamento antibiótico é feito quando a gengiva já está em estado de inflamação, evoluindo para um processo infeccioso que pode se espalhar para outras regiões.
Em geral, o gengivite tratamento antibiótico só é prescrito em casos crônicos, pois após a limpeza do tártaro, apenas medicamentos anti-inflamatórios e anestésicos locais podem ser eficazes.
Remédios como Clindamicina, Clordox, Amoxilina e Cefalexina são alguns exemplos de gengivite tratamento antibiótico que serão prescritos pelo cirurgião dentista.
Prevenção
Desde os primeiros sintomas de gengivite, como sensibilidade e sangramento da gengiva ao realizar atividades básicas como mastigar ou passar o fio dental, procure por um dentista.
A gengivite tende a evoluir para periodontites, que são dolorosos processos infamatórios da gengiva. Essas doenças da gengiva impossibilitam a reversão dos problemas causados, podendo levar a gengivite tratamento antibiótico.
Ao procurar o dentista, você receberá orientações de higiene oral, por meio de escovação com creme dental três vezes ao dia e o uso diário do fio dental.
O dentista também vai recomendar uma limpeza a ser feita no consultório, em um procedimento chamado “raspagem”. Esse polimento dos dentes, juntamente com a higiene diária, vai prevenir a necessidade de tratamento antibiótico para gengivite.