Gengivite versus Gengivite Crônica – Perceba a diferença
A gengivite você já conhece. É aquela inflamação da gengiva que pode ser a fase que antecede uma doença periodontal mais grave, porque quando não tratada, vai progredindo até atingir e destruir os tecidos que envolvem e sustentam os dentes o que pode significar à perda dos dentes. Esse quadro, na grande maioria dos casos, é causado por acúmulo de placas bacterianas que se depositam entre o dente e a gengiva. E os principais sintomas da gengivite são vermelhidão, inchaço e sangramento, que nos casos mais avançados pode acontecer até espontaneamente, sem necessidade de atrito com a escova de dente, por exemplo. Mas, é possível gengivite crônica?
Semelhando do que acontece na gengivite já descrita, a gengivite crônica se prolonga no tempo, intercalando períodos de exacerbação com períodos de remissão. E além dos sangramentos, que por si só são incômodos e podem até levar a halitose (mau hálito), a gengivite crônica pode significar mudanças ou deformações no contorno do tecido gengival, e ainda aumento de fluido gengival (líquido proveniente das gengivas).
Motivos que levam a gengivite crônica
A gengivite crônica pode afetar já na infância. As crianças, em geral não apresentam ainda destreza na manutenção de uma boa higiene oral, por isso, é importante incentivar os pequenos desde cedo a escovarem bem os dentes, mas não deixá-los sem supervisão e, quando necessário, ajudem nas áreas em que ainda não conseguem alcançar ou entender a importância. Já no caso dos adultos, podemos dizer que a pressa é a inimiga da perfeição. Muitas vezes, o discurso da eterna falta de tempo leva ao descuido, e não fazem ou fazem incorretamente a higiene oral.
O tabaco e o stress, são outro dois motivos que levam a gengivite crônica. Entre os pacientes diabéticos mal controlados também existe uma prevalência da doença. É preciso ficar atento aos sinais e sintomas e manter a visita regular ao dentista. Gengivite crônica quando não tratada evolui para periodontite, comumente chamada de piorreia.
Entenda a periodontite na evolução da gengivite crônica:
A evolução de gengivite crônica para periodontite está relacionada com a continuada ação inflamatória induzida pelas bactérias:- As placas bacterianas se acumulam;
- As bactérias ativam enzimas que destroem o tecido gengival e estimulam a formação de osteoblastos que provocam a reabsorção óssea;
- A destruição óssea atinge os ligamentos que sustentam os dentes;
- A perda óssea leva a retração gengival. Os dentes ficam moles.
Consulte um especialista. Nunca é tarde demais para começar a cuidar do seu sorriso.