GENGIVA SANGRANDO: SINAL DE ALERTA PARA A SAÚDE BUCAL
Perceber a gengiva sangrando, é muitas vezes bem difícil. Sentir um gosto estranho na boca, principalmente após a escovação, além de ver uma coloração diferente na água do enxágue, pode ser um sinal para tomar mais cuidado com a saúde bucal. Na odontologia, a cárie e anomalias relacionadas à gengiva, são os problemas mais recorrentes. Logo que uma pessoa percebe que está com a gengiva sangrando, pode pensar em gengivite, uma inflamação na gengiva, causada pela má higiene bucal e falta de cuidados com os dentes. Mas, existem mais de uma causa que podem levar a esse tipo de sangramento.
ESCOVAR OS DENTES COM MUITA FORÇA: GENGIVA SANGRANDO
Por força do hábito ou acreditando que estamos limpando melhor os dentes, acabamos colocando muita força na escovação dos dentes, o que pode acabar machucando e fazendo com que em toda limpeza dos dentes, inclusive as que incluem o uso do fio dental, seja normal ter a gengiva sangrando. O uso do fio dental precisa ser constante para que não provoque nenhum tipo de dano à gengiva. Ter a gengiva sangrando pode tornar-se um fato rotineiro para alguns, fato que não pode ser interpretado dessa forma, já que trata-se da saúde bucal. O correto é sempre procurar um dentista para saber o que é necessário para um tratamento e qual é de fato o problema que pode deixar a gengiva sangrando.
ENTRE AS CAUSAS, PODEMOS CITAR TAMBÉM:
Falta de vitamina K: apesar de não ser muito comum, a falta de vitamina K no sangue pode provocar hemorragia, já que ela é essencial para auxiliar na coagulação do sangue, o que poderia facilitar o sintoma de gengiva sangrando;
Ausência de vitamina C: essa falta de vitamina C no organismo chama-se “escorbuto”, era um diagnóstico muito comum antigamente, quando algum paciente se queixava de estar com a gengiva sangrando. A ausência dessa vitamina pode levar à inflamação da gengiva e consequentemente ao sangramento;
Prótese mal colocada: uma das causas de gengiva sangrando, pode ser uma prótese mal colocada ou a mesma estar antiga, o que pode causar lesões na gengiva. Procure um dentista de confiança para solucionar o problema.
Frequentar um dentista regularmente, cuidar de sua higiene bucal, ter uma alimentação saudável, pode prevenir futuros problemas com os dentes e pode evitar que um dia precise sentir o desconforto de uma gengiva sangrando.