O que fazer em caso de gengiva inchada
Já escovou o dente e percebeu que sua gengiva sangrou um pouco? Este pode ser um caso de gengiva inchada. O inchaço pode ser percebido primeiramente pela cor, mais avermelhado do que o rosado comum da gengiva, e aparece inicialmente no encontro entre a gengiva e o dente. Em casos mais avançados, a gengiva pode até cobrir parte do dente.
A gengiva inchada pode ser decorrente de diversas causas e seu tratamento costuma ser tranquilo, sem maiores complicações posteriores. Além do avermelhamento da gengiva, desconforto e mau hálito são alguns dos sintomas desta condição. Quer saber como evitar esta situação e como tratá-la? Confira abaixo:
O que deixa a gengiva inchada
A primeira hipótese que costuma ser levantada ao detectar um inchaço na gengiva é o da má higienização bucal. Isto ocorre pois maus cuidados geram o acúmulo de placa bacteriana nos dentes, inflamando a região. Além disso, o hábito de fumar também é associado a esta condição. Está até nos rótulos dos cigarros.
Existe também a possibilidade de alterações hormonais gerarem inchaços. Situações como a gravidez e a puberdade podem ser associados com gengiva inchada. Apesar disso, o mais indicado para diagnosticar o que está inchando a sua gengiva é uma consulta ao dentista. Visitas periódicas ao consultório são importantes para evitar este problema.
Como tratar gengiva inchada
Assim como no diagnóstico, o tratamento mais indicado para tratar gengiva inchada só pode ser sugerido por um dentista. O profissional deverá limpar os dentes de forma adequada, podendo também aplicar algum outro procedimento como a raspagem, para renovar o sangue da gengiva.
Existem algumas recomendações que podem ser sugeridas para tratamento desta condição, são elas:
Pasta de dente própria para recuperação de gengiva
Escovas dentais com cerdas macias
Escovação em círculos, dente a dente
Evitar consumo de bebida alcóolica
É comum a orientação de que o paciente adquira hábitos bucais saudáveis, como escovação três vezes ao dia e uso diário do fio dental, além de parar de fumar. Em casos mais graves, no caso de grandes inchaços, o dentista pode sugerir o uso de enxaguantes bucais ou antibióticos, para acelerar no processo de recuperação da gengiva inchada.