Extração de dente é um procedimento necessário?
A extração de dente tem se tornado cada vez mais rara nos consultórios odontológicos, isso se deve ao fato dos avanços tecnológicos que impactam na melhoria dos tratamentos e processos, além da evolução física do ser humano, que fazem com que a extração de dente aconteça para diagnósticos específicos e realmente necessários. Ainda assim, o desconforto do pós-operatório se tornou mais leve com o passar dos anos e com os aumentos da tecnologia que proporcionam um melhor cuidado com a saúde bucal.
Os principais casos que levam a extração de dente estão relacionadas à saúde bucal, a traumas ou acidentes e ao posicionamento incorreto dos dentes. Contudo, se o problema for identificado no início, é possível evitar a remoção do dente.
Cuidados após a extração de dente
Após extração de dente é possível que surjam sangramentos, inchaço local e dores, o que pode causar desconforto e prejudicar a cicatrização. As primeiras 24 horas após o procedimento cirúrgico são as mais importantes para que o corpo dê início ao processo de recuperação. Não realizar exercícios físicos neste período de tempo é fundamental para evitar inflamações e complicações.
Conheça alguns hábitos que podem garantir uma melhor cicatrização após a extração de dente:
Evitar o enxágue bucal constante;
Limpeza e manutenção da higiene;
Consumo de alimentos pastosos;
Evitar sucção com uso de canudos;
Repouso.
Geralmente em casos que não se tratam de uma emergência, o dentista pode solicitar que o paciente utilize medicações antes da extração de dente. Medicamentos como analgésicos, anti-inflamatórios e antibióticos são auxiliares para ajudar a controlar a ansiedade, dependendo do caso clínico.
Atendimento médico especializado
Geralmente a extração de dente é realizada no consultório do dentista, com o uso dos anestésicos locais. Entretanto, em alguns casos a cirurgia pode ser feita em hospitais, com o uso de anestesia geral, por exemplo, quando ocorrem correções cirúrgicas (como a abertura do palato, que é a divisão óssea e muscular entre as cavidades orais e nasais). Depois do procedimento, podem ser recomendados medicamentos para a dor e infecção como analgésicos, antibióticos e anti-inflamatório.
Presente há mais de 20 anos no país, a Ideal Odonto conta com clínicas conveniadas de assistência odontológica em todo Brasil, com planos que atendem toda a família. O apoio de profissionais experientes e uma clínica renomada promovem segurança e conforto ao paciente em cada tratamento.