Saiba o que fazer quando surgir uma dor de dente em grávida
O momento da dor de dente em grávida é surge muitas dúvidas para as mulheres, visto que é muito comum termos o questionamento se pode ou não fazer um tratamento que não prejudique o bebê.
Porém, isso é apenas mais um medo, pois há sim como fazer um tratamento quando há dor de dente em grávida, sem expor a criança a maiores perigos. Saiba mais sobre o que é a dor de dente em grávida, as principais causas e os tratamentos mais indicados, a seguir:
O que é a dor de dente em grávida?
A dor de dente na gravidez, nada mais é do que uma dor que pode surgir em qualquer pessoa, porém a sua principal diferença é que a gestante precisa ter muito cuidado na hora em que for ingerir qualquer medicamento para aliviar as dores.
A primeira atitude que ela deve ter ao começar a sentir a dor de dente, diz respeito à procura de um dentista. O profissional é o mais indicado para que seja feito um diagnóstico preciso dessa dor e assim indicar o melhor tratamento para remediá-la.
Vale ressaltar, que o medicamento para dor de dente em grávida serve apenas para reduzir ou aliviar as dores, e por isso deve ser ingerido somente sob prescrição do profissional dentista.
Quais as causas da dor de dente em grávida?
Assim como em outros casos, uma das maiores causas da dor de dente em grávida é proveniente da cárie dentária. Quando o dente encontra-se cariado, é muito comum que a pessoa tenha uma dor constante que pode ser classificada de leve a forte intensidade.
Quando a grávida é diagnosticada com um problema de cárie, por exemplo, o uso de medicamentos na maioria das vezes é extinto. Podendo ser remediado apenas com um reparo, feito pelo dentista.
Porém, há outros motivos que levam a dor de dente em grávida e um deles diz respeito a sensibilidade dentária, que pode acontecer devido a um estímulo frio (como a ingestão de bebidas mais geladas) estímulos químicos com a ingestão de alimentos ácidos e doces e até mesmo com a escovação dos dentes.
Também é muito importante ressaltar que a partir do terceiro trimestre de gestação, é muito comum que haja uma maior inflamação nas gengivas com eventuais dores, vermelhidão e sangramento ao escovar, mas isso se deve a todas alterações hormonais que o corpo da grávida passa e que pode se tornar mais suscetível conforme a gravidez for avançando.
Qual o melhor tratamento?
O tratamento para dor de dente em grávida deve ser feito de acordo com um diagnóstico cedido pelo profissional dentista, para que seja tratado de maneira subjacente e precisa.
Medicamentos como paracetamol servem apenas para amenizar e aliviar os sintomas da dor de dente em grávida, porém, deve-se tomá-lo com cautela, uma vez que pode causar danos ao fígado, quando ingerido em altas doses.
Temos, também, a dipirona sódica como outra possível escolha para tratar a dor de dente em grávida, porém deve ser avaliado o seu consumo, uma vez que pode causar agranulocitose que reduz o número de células de defesa sanguíneas.
Além disso, há algumas atitudes que as grávidas devem adicionar a sua rotina para que assim, evitem a possibilidade de serem acometidas com dor, como:
- Manter uma boa higiene bucal;
- Usar diariamente o fio dental;
- Ter uma alimentação equilibrada;
- Visitar o dentista regularmente, entre outros.
Quando há casos de dor de dente em grávida a principal atitude a ser tomada pela gestante é a procura por uma ajuda profissional. Somente o dentista poderá executar um diagnóstico completo e assim avaliar quais as melhores formas de tratamento independente do tempo de gestação.