As principais causas e tratamentos de dor de dente
Um dos problemas mais comuns que atinge qualquer tipo de pessoa quando menos se espera é a dor de dente. Esse desconforto que atinge desde o maxilar até a face, pega muita gente de surpresa e é necessário a ida ao dentista o mais rápido possível para analisar se há algum tipo de infecção ou inflamação.
O surgimento de cáries, um nervo irritado na raiz ou um trauma no dente são uma das diversas razões que causam a dor de dente. Normalmente, esse tipo de dor tem tratamento, por isso, se faz necessário, a consulta a um dentista para averiguar qual é o problema, qual dente está afetado, qual lugar está inchado e com sinais de vermelhidão. Ele será o responsável também por examinar as gengivas e fazer um raio-x para detectar se há alguma fratura no dente ou problemas no osso do maxilar.
Conheça as principais causas da dor de dente
As famosas dores de dente que pegam qualquer um desprevenido podem ocorrer por diversos motivos, dentre eles estão:
- Cáries - são as maiores causadoras de dor de dente, permitindo que as bactérias se aproximem cada vez mais perto do nervo, provocando a dor;
- Doenças da gengiva - conhecidas como doenças periodontais causam inflamações na gengiva e se não forem tratadas corretamente, surge uma reabsorção do osso e um espaço entre ele e o dente, provocando infecção e muita dor de dente;
- Traumas dentários - quando o paciente se machuca ou recebe uma batida no dente, o trauma traz depois de alguns meses dores que precisam ser tratadas com o auxílio do dentista;
- Dentes sensíveis pelo Bruxismo - essa dor de dente vem junto com a pressão na arcada dentária superior, devido ao movimento constante de ranger os dentes de forma involuntária.
Formas de tratamento
A dor de dente precisa ser tratada o quanto antes para evitar possíveis infecções mais sérias. Em casos de cáries, ela será retirada. Se o dente estiver inflamado, o uso de anti-inflamatórios é o ideal. Porém, se o dentista detectar que não existe tratamento possível, o dente deverá ser extraído.
O recomendado para aliviar a dor enquanto espera o atendimento do dentista é o uso dos analgésicos que não necessitam de receita médica. Mas para evitar qualquer tipo de dor de dente, o apropriado é manter uma boa higiene bucal e as visitas regulares ao dentista.