Dor canal dente e o tratamento de canal, saiba porque isso acontece
Muitas pessoas, infelizmente, não têm o costume de ir ao dentista e na maioria dos casos, só vão visitá-los quando estão com algum tipo de dor. Geralmente, essas complicações resultam na necessidade de fazer tratamento de canal que por sua vez, tem como consequência a dor canal dente.
Para que você fique por dentro do assunto, confira a seguir um pouco mais sobre o que é um tratamento de canal e o porquê algumas pessoas têm dor canal dente após o tratamento.
O que é um tratamento de canal?
Também conhecido por terapia endodôntica, o tratamento de canal é realizado quando o dente passa por algum processo de lesão, seja por cárie, trinca ou algum trauma resultante de um processo infeccioso ou de inflamação do nervo ou polpa.
Essas lesões só são identificadas por meio de radiografias, e quando diagnosticadas por um profissional especialista na área devem passar por um tratamento.
O tratamento de canal consiste na remoção da polpa e do nervo, feito isso os canais são limpos e o dente é selado a fim de deixá-lo protegido contra outras possíveis infecções. Porém, durante esse processo de tratamento de canal é muito comum que haja uma dor canal dente.
Em quantas sessões é feito um tratamento de canal?
O tratamento de canal pode ser feito em apenas uma sessão. Porém caso haja alguma complicação no decorrer do procedimento, serão necessárias mais algumas sessões. Essas sessões variam conforme o grau de infecção e inflamação do dente, por exemplo, da anatomia e do grau de dificuldade de cada caso, além da intensidade da dor canal dente.
Por que pode surgir uma dor canal dente?
A dor canal dente que surge após o tratamento de canal é muito comum, visto que o dente passa por um processo interno de limpeza. Para que você compreenda melhor o porquê essa limpeza causa dor, é necessário entender que esse tratamento é feito com a utilização de limas que são pequenas e finas agulhas que limpam e descontaminam o canal.
- Essas limas não trabalham apenas dentro do conduto da raiz, mas sim ultrapassam um pouco mais o limite da raiz e atingem os tecidos que estão no final dela.
- Com todas essas intervenções é muito comum que após o tratamento de canal os pacientes reclamem de dor canal dente, principalmente no ato de mastigar uma vez que há uma certa demora para que o dente seja cicatrizado.
Para evitar essas dores, o cirurgião dentista indica ao paciente um tratamento com medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos, que só podem ser utilizados mediante prescrição do profissional.
Porém quando a dor canal dente está acometendo um dente que já possui o seu canal tratado, é muito provável que o mesmo sofreu uma contaminação, decorrente, muitas vezes, de uma restauração que não foi feita ou até mesmo de uma falha do procedimento que não conseguiu retirar todas as bactérias que estavam naquele canal.
Para que a dor canal dente seja remediada é extremamente necessário que sejam realizados contatos frequentes com o cirurgião dentista que indicará a melhor forma de tratamento, de acordo com a intensidade do problema.