O que você precisa saber sobre dentes clareados
Muita gente acha que dentes clareados é a fórmula para um sorriso perfeito. O que se precisa ter em mente é que esses procedimentos não são algo caseiro, não tem receita milagrosa. Precisa ser pensado e discutido com um dentista de confiança e acontecem gradativamente conforme o programa estabelecido por este profissional.
Dentes clareados não é uma técnica que pode ser adotada em gestantes e lactantes, pessoas com restaurações amplas, pacientes com sensibilidade dentária, irritações gengivais severas e fumantes inveterados. Até porque, para este último grupo, o clareamento não será tão eficiente, pois, são depositadas novas camadas de nicotina em curto espaço de tempo, o que afasta os bons resultados.
É preciso compreender ainda que os dentes clareados obedecem ao ponto de saturação de cada estrutura, ou seja, chega um determinado momento do tratamento que o dente não clareia mais, há um limite natural para cada indivíduo.
Como obter dentes clareados
Atualmente são oferecidos dois tipos de clareamento, que passam pela supervisão do cirurgião dentista:
- Clareamento no consultório que pode ou não passar por uma a ativação de luz ou laser. Com a aplicação desta técnica, a diferença será percebida em uma ou duas seções, com duração de uma hora em média;
- Clareamento caseiro, em que é os dentes clareados são conquistados a partir da confecção uma moldeira personalizada e oferecimento de gel com a concentração ideal para cada paciente. O uso é feito em casa e monitorado no consultório pelo especialista. Neste caso, o resultado é um pouco mais lento, sendo observado entre três e quatro semanas.
Se um ou outro método será aplicado ou, se haverá um mix de procedimentos, vai depender da avaliação e recomendação profissional.
Não caia em cilada
Fique atento, a comercialização para obter dentes clareados. Os produtos devem ser prescritos por um cirurgião-dentista, inscrito em seu conselho profissional. Não compre kits de clareamento pela internet, muitos anúncios são feitos por pessoas sem formação, que desconhecem a composição do clareador, e os riscos que eles podem causar. Também não busque receitas caseiras que, geralmente, desgastam o esmalte e causam outros danos. Em ambos os casos, as consequências podem ser:
- Inflamações das gengivas
- Sangramentos
- Morte do nervo dental ( necrose)
- Fraturas do dente
Um sorriso bonito não significa ter só dentes clareados, mas ter uma boca inteiramente saudável.