O que é um dente molar?
O dente molar é o dente que fica mais ao fundo da boca, na parte posterior da mandíbula, após os pré-molares. Nós possuímos oito deles: quatro na arcada de cima e quatro na arcada de baixo, sendo dois de cada lado da boca. Atrás deles, apenas os dentes do siso, principais causadores de problemas para o dente molar.
O molar é um dente característico dos mamíferos, e tem seu nome derivado de mó ou moinho. Um bom indicador de sua função, que basicamente é mastigar e triturar alimentos. São os primeiros dentes permanentes a nascerem nos mamíferos por volta dos seis anos de idade, e também um dos mais resistentes.
Quer saber mais sobre o dente molar? Confira sobre sua função e problemas associados abaixo:
Quais as funções do dente molar?
Os molares ficam com o trabalho final da mastigação. São estas as funções de cada dente:
Os caninos, dentes pontiagudos situados a frente da boca, são responsáveis por dilacerar o alimento ingerido;
Os pré-molares, localizados ao lado dos caninos, trituram o alimento;
O dente molar utiliza sua superfície menos pontiaguda e coroa mais grossa; quando comparado aos demais, para finalizar o processo.
Além disso, o dente molar é o que orienta a formação dentária. Por serem os primeiros dentes permanentes a nascerem, os demais se apoiam nele para orientar sua erupção. Por causa disso os molares são essenciais para uma boca saudável, afinal algum problema decorrente da ausência deles pode comprometer todo o procedimento de dentição.
Problemas associados ao dente molar
O problema mais comum associado a estes dentes é por causa do dente do siso, chamados também de terceiros-molares. O siso gera problemas por geralmente nascer após todos os outros, visto que muitas pessoas não possuem espaço na parte posterior da mandíbula para acomodá-los. São quatro sisos, um em cada canto de cada arcada.
É um problema comum, muitas pessoas retiram os sisos quando jovens para evitar problemas no futuro. Entretanto, em alguns casos o siso nasce de forma correta, sem atrapalhar o restante da arcada dentária. A cirurgia de remoção do siso é bastante temida, embora os procedimentos anestésicos tenham facilitado bastante a vida de quem precisa extraí-lo.