Dente do siso dor: principais causas
Caso o seu dente do siso dor, é necessário consultar um dentista para fazer uma avaliação. Eles são os últimos dentes a nascer, em geral, começam a apontar dos 16 aos 25 anos de idade. Alguns dos primeiros sinais que eles estão despertando é a coceira na gengiva, e até mesmo inflamações que podem se transformar em problemas mais graves caso não sejam tratadas.
Na maioria das vezes surgem os quatro sisos de uma única vez – dois superiores e dois inferiores –, mas existem casos em que a pessoa não possui nenhum, ou apenas alguns dos sisos. Em geral, se eles não nasceram, podem estar encobertos pela gengiva, ou seja, não houve a erupção do dente. A partir do nascimento do siso é necessário manter redobrada a atenção sobre a higienização dos dentes, pois eles ficam muito fundos na boca, dificultando a limpeza, e ao sinal de qualquer anormalidade, deve-se consultar o dentista.
Dente do siso dor: quando extrair?
A extração do dente do siso dor só acontece quando ele exigir um espaço inexistente na arcada dentária, ou seja, quando o seu nascimento empurrar e atrapalhar o espaço dos outros dentes, fazendo com que a mordida fique torta. Além disso, a extração do dente do siso dor se faz necessária quando ele estiver inflamado. Também é recomendado que, caso haja a necessidade de fazer a extração dos quatro sisos, elas sejam feitas em uma mesma vez, pois o pós-operatório demanda repouso, utilização de remédios e uma dieta balanceada com maior ingestão de líquidos.
Dente do siso dor: cuidados com pós-operatório
Caso você faça a extração do seu dente do siso, é necessário tomar cuidado para ter um pós-operatório tranquilo, como:
Fazer compressas geladas da bochecha para diminuir o inchaço;
Escovar os dentes com delicadeza nos primeiros dias após a cirurgia;
Tomar os medicamentos receitados pelo dentista nos horários corretos;
Não fumar;
Não ingerir bebidas alcóolicas;
Fazer uma alimentação leve e equilibrada, focada em líquidos e comidas pastosas. É importante evitar comidas quentes.
A Ideal Odonto, que está há mais de 20 anos no mercado, se preocupando com a sua saúde bucal. Com equipamentos de qualidade e uma equipe de dentistas especialistas extremamente qualificada, suas várias clínicas conveniadas atendem diversos locais do Brasil e estão preparadas para recepcionar seus pacientes, seja para fazer uma avaliação, seja para uma emergência, como em caso de extração do dente do siso dor, por exemplo.