COMO TRATAR O DENTE COM CANAL
Há muitos medos que colocam o tratamento de dente com canal como um vilão, temido por muitos, vamos desmistificar. Ocorre por trauma do dente por pancada, cárie profunda ou tratamento repetidos na raiz do dente. O tratamento de canal ou chamada de endodontia que envolve a remoção da parte interna do dente (polpa ou o nervo), depois a limpeza e desinfecção, seguida do preenchimento e selamento.
DENTE COM CANAL DÓI?
O tratamento em si não é dolorido, mas dependendo do grau de infecções e inflamações, o paciente, após a cirurgia, poderá ou não sentir um certo desconforto, amenizado por medicamento, pois, se trata de uma pequena cirurgia.
É feito um raio x para a localização da cárie e administrada uma anestesia local no dente com canal afetado, e por uma abertura, retira-se a polpa do dente com canal, depois, é realizado um preenchimento com material em forma de cone, colocado em cada um dos canais selados com cimento apropriado. Não havendo possíveis complicações, como perfuração da raiz (podendo ser tratada e fechada).
EXISTE OUTRO TRATAMENTO PARA O DENTE COM CANAL?
A alternativa pode ser a extração do dente, não recomendada pela dificuldade de reposição do mesmo, e visto que os tratamentos também com medicamentos passam a não ter mais efeito depois de tempo.
QUAIS RISCOS O PACIENTE PODE TER SE NÃO FIZER O TRATAMENTO DO DENTE COM CANAL?
O dente com canal não tratado pela endodontia, acarreta ao organismo do paciente, focos de infecções que podem escoar para a corrente sanguínea, e na evolução da formação de abscesso agudo e edema facial, se não tratado com urgência, pode evoluir para um quadro de angina e obstrução das vias aéreas por total.
Para os cuidados pós-tratamento de dente com canal:
A higiene bucal tem que ser realizada no mínimo três vezes ao dia com o uso do fio dental, para prevenir e preservar os dentes;
Evitar alimentos duros, a mastigação pode quebrar dentes e danificar os dentes com canal de raiz;
Ao restaurar um dente com canal, ele pode durar a vida toda se adotados hábitos saudáveis na higiene bucal dos dentes e gengivas, com visitas regulares ao dentista para limpezas e exames, e seus dentes permanecerão saudáveis e nutridos.