Plano dental simples: uma opção mais em conta
Um plano dental simples pode ser suficiente? Dependendo das suas necessidades, ele é a melhor opção. Nos pacotes mais básicos de planos odontológicos, costumam estar inclusas as razões mais comuns para uma visita ao dentista, como exames, limpeza e extração de dentes.
Ao contrário do que muita gente pensa, um convênio dental não é tão caro assim. O plano dental simples é muito fácil de assinar, e em muitas vezes o valor não supera o investimento de R$ 50 ao mês por pessoa. Com esse tipo de cobertura, você pode ir mais vezes ao dentista e cuidar muito melhor dos seus dentes.
Quer saber mais sobre plano dental simples? Confira abaixo:
Convênio dental simples: procedimentos e cuidados
O primeiro passo para decidir a contratação desse serviço está em verificar suas finanças. Confira se no seu orçamento há espaço para um dental simples, ou se você está comprometido de alocar os recursos com outra despesa para a assinatura dele. Apesar de parecer um gasto supérfluo, o plano odontológico pode ser visto com um investimento, para que você não tenha que desembolsar altas quantias em casos emergenciais.
Caso decida pela contratação de um dental simples, antes de escolher com qual empresa assinar, você precisa prestar atenção nestes detalhes:
Área de cobertura;
Rede credenciada;
Serviços oferecidos;
Há desconto em pagamento anual?
Importante mencionar que procedimentos considerados estéticos, como implantes dentários e clareamento dos dentes não estão inclusos em um plano dental simples. Entretanto, eles podem ser adquiridos por fora do plano, diretamente com a seguradora.
Preste atenção no período de carência
Assim como nos planos de saúde, os planos odontológicos também possuem carência. Ela é um período que você deve esperar após a contratação antes de consumir algum serviço. No caso do dental simples, algumas empresas liberam o uso para emergências tão cedo quanto 24 horas após o pagamento da primeira mensalidade.
O maior período de carência costuma ser o de próteses dentárias, em média 180 dias. Entretanto, consulte o período de carência de cada serviço para cada plano, ele pode variar. Outro ponto em comum com os planos de saúde é a declaração do convênio no imposto de renda. Caso possua plano odontológico, consulte como declará-lo à Receita Federal.