Saiba como aliviar dor na gengiva
Você sabe como aliviar dor na gengiva? Este incômodo pode ser percebido quando se está escovando os dentes. Caso sua gengiva esteja inflamada, você pode constatar pequenos sangramentos no encontro dela com os dentes ao passar a escova pelo local machucado.
Estas dores podem incomodar bastante, mas cuidado. Saber como aliviar dor na gengiva não irá resolver o problema. Esta condição pode ser resultado de infecções ou outros problemas causados pelo excesso de bactérias na boca. As dores só serão eliminadas de vez com o auxílio de um dentista, os métodos caseiros são apenas paliativos
Quer saber como aliviar dor na gengiva? Confira abaixo:
Dicas de como aliviar dor na gengiva
Inflamações na gengiva são decorrentes do acúmulo da placa bacteriana na boca. A placa se instala por causa dos maus cuidados de higiene bucal. Existem indicações de que a placa aparece nos dentes logo após as refeições, portanto, passar longos períodos do dia sem escovar os dentes é uma das piores coisas a se fazer nesse aspecto.
As formas caseiras de como aliviar dor na gengiva envolvem ingredientes simples, encontrados em qualquer cozinha. Uma delas é fazer bochecho de água morna com sal, repita o processo de 2 a 3 vezes e não engula a mistura. Á água quente também é útil para fazer compressas no local da gengiva afetado.
Outra solução difundida é o consumo de remédios de prescrição livre, como analgésicos e anti-inflamatórios. Eles ajudam a anestesiar o local machucado, entretanto, evite o consumo excessivo das medicações e preste atenção na bula do medicamento utilizado.
O mais importante é visitar um dentista em caso de dores na gengiva por períodos prolongados. Somente o profissional poderá resolver de vez o problema, que caso não seja tratado pode levar a complicações como:
- Cárie;
- Tártaro;
- Gengivite;
- Abscesso dentário.
Prevenindo problemas na gengiva
Para que você não precise saber como aliviar dor na gengiva, basta tomar bastante cuidado na hora de higienizar os dentes. É necessário escovar os dentes três vezes ao dia, não dispensando o uso de fio dental.
Além disso, visite seu dentista uma vez a cada seis meses. Esta é a frequência recomendada para que o profissional identifique eventuais problemas, dessa forma, ele pode tratá-los antes que seja necessário você aprender como aliviar dor na gengiva em casa ou sozinho.