Os benefícios da cirurgia ortognatica
A cirurgia ortognática é um procedimento cirúrgico odontológico feito para corrigir o posicionamento do maxilar de um paciente. A cirurgia tem basicamente duas funções: corrigir a mordida e promover a melhora estética do rosto do indivíduo.
Este procedimento pode parecer uma cirurgia plástica, pois posiciona os maxilares de forma que promova o embelezamento, entretanto esta é apenas uma consequência. A cirurgia ortognática é questão de saúde e deve ser realizada por um dentista, não por um cirurgião plástico.
Benefícios e necessidades da cirurgia ortognatica
Além de reposicionar o maxilar do paciente, o procedimento traz uma série de benefícios para a saúde bucal. O foco principal dela, do ponto de vista odontológico, é prevenir desgastes na articulação temporomandibular, conhecida no jargão dos dentistas como ATM. Esta articulação é a conexão da mandíbula com o crânio, responsável pelo movimento de mordida da boca. A cirurgia ortognatica ainda previne a retração na gengiva, isto é, a diminuição da quantidade de gengiva que cobre o dente.
Alguns sintomas de que uma pessoa deve procurar uma cirurgia ortognática são:
Dificuldade para mastigar ou engolir alimentos;
Dores nos maxilares;
Dores de cabeça;
Aparência desequilibrada da face.
Importante mencionar que este procedimento é a fase final de um longo tratamento ortodôntico. Antes da cirurgia, o dentista pode orientar meses de tratamento com aparelhos ortodônticos, além de exames e planejamento com o auxílio de máquinas. A cirurgia ortognática em si é um procedimento que dura de 2 a 4 horas.
Cuidados e recomendações do pós-operatório
Após a cirurgia, o paciente estará submetido a um processo de recuperação que pode durar de 6 a 12 meses. A princípio, o operado deve repousar nas primeiras 3 semanas, e se alimentar apenas de alimentos líquidos e posteriormente pastosos. O consumo de carnes é liberado após 3 meses.
Além disso, o paciente também poderá ser submetido ao uso de aparelhos dentais após o procedimento, já as atividades físicas serão liberadas apenas na fase final do tratamento. A preparação para a cirurgia ortognatica é um processo longo, de caráter não urgente, então o paciente que optar por iniciar o tratamento deve ter ciência disso, e avaliar o melhor momento em sua agenda.