Cirurgia dente do siso não é obrigatória
Embora a cirurgia dente do siso seja comum nos consultórios dentários é um mito dizer que todo dente siso precisa de cirurgia para extração. Quando o dente rompe toda a gengiva e não compromete a arcada dentária, ele funciona como os demais dentes do fundo, na fase final da mastigação, e neste caso, não precisa ser retirado.
É preciso ter espaço para nascerem quatro dentes siso, dois superiores e dois inferiores e como são os últimos a nascerem e devem ocupar o espaço bem no fim da arcada dentária, geralmente, isso causa um problema e, por isso, a cirurgia dente do siso é tão comum. Além disso, complicações com erupção incompleta ou parcial também são motivos de cirurgia.
Quando é indicada cirurgia dente do siso:
A cirurgia dente do siso é inevitável quando gera dor de mandíbula e ouvidos, por exemplo, tendo sido investigadas outras possíveis causas para justificar tais dores. Mas há ainda outros sinais:
- Quando há dificuldade de realizar higiene adequada do dente siso (um ou mais) por falta de acesso com as escovas
- Pressão ou empurramento nos dentes vizinhos comprometendo o alinhamento dos dentes
- Alterações na normalidade da mordida e da fala motivadas pela presença do dente siso
- Dentes inclusos: que não conseguem "nascer" pela falta de espaço ou má posição dentro dos maxilares
- Dente Siso tomado por infecção recorrente, como cárie ou doença periodontal de tratamento complicado.
- Dente Siso em contato com a raiz dos segundos molares, podendo gerar dor e necessidade de tratamento de canal no futuro
Quanto mais cedo diagnosticada a necessidade de cirurgia dente do siso melhor o pós-operatório e menor as complicações, por exemplo, com doenças periodontais, que aparecem quando o dente não rompe totalmente a gengiva.
Como é realizada a cirurgia do dente do siso?
Essas cirurgias são realizadas com anestesia local, nos consultórios dentários e, não há necessidade de internação, o paciente fica apenas o tempo do procedimento junto ao cirurgião dentista. É muito maior a dor de cabeça quando o dente siso começa a nascer, do que a realização da cirurgia dente do siso propriamente. E, lembre-se: Nem todo mundo precisa da cirurgia, mas todo mundo precisa consultar o dentista para uma avaliação.