Cicatrização gengiva apos cirurgia: um cuidado muito importante no pós operatório
Passar por uma cirurgia odontológica nem sempre é muito tranquilo para os pacientes, visto que muitas vezes eles apresentam um certo medo em relação aos atos cirúrgicos da área da odontologia. Porém, após enfrentar uma cirurgia dental é imprescindível que haja um cuidado redobrado no seu pós operatório.
Esse pós operatório deve ser cuidado com atenção, uma vez que será ele que irá determinar bons resultados para o procedimento que foi realizado. E nesse pós operatório uma dúvida muito comum diz respeito a cicatrização gengiva apos cirurgia, como ela acontece? E o que deve ser feito para ter um cuidado maior com essa parte que envolve toda a nossa boca? Continue a leitura e saiba como acontece a cicatrização gengiva apos cirurgia.
Mas afinal, o que é a gengiva?
A gengiva é um tecido da mucosa da boca que envolve todo o colo do dente e cobre, também, as partes da alveolares do maxilar.
Ela é muito importante para a saúde bucal, pois sustenta, protege e nutre todos os parceiros bucais, além disso participa fortemente da nossa fonética.
Quando a gengiva está saudável ela é caracterizada por uma coloração rosa-pálida, possui uma consistência mais firme e uma superfície com aspecto de casca de laranja. A gengiva é dividida em dois tipos:
- gengiva marginal ou livre;
- gengiva aderida ou inserida.
Por ter um papel muito importante na boca, quando há intervenções cirúrgicas odontológicas é muito comum que ela seja atingida, e é aí que entra a importância de se ter um zelo maior com o processo de cicatrização gengiva apos cirurgia.
O que fazer para ter uma boa cicatrização gengiva apos cirurgia?
Para que você tenha um processo de cicatrização com bons resultados, é importante que se tenha um cuidado maior com algumas atitudes durante esse período. Confira a seguir, as principais medidas que você deve ter para que a cicatrização gengiva apos cirurgia tenha sucesso:
- Utilize compressas: O ato de utilizar compressas quentes ou frias na região é uma alternativa muito boa, para a cicatrização gengiva após cirurgia uma vez que quando aplicada durante um período de vinte minutos a cada duas horas, ela auxilia na diminuição do edema. Para as primeiras 24 horas do processo de cicatrização gengiva após cirurgia, o recomendado é que sejam feitas compressas geladas no local.
- Alimentação leve e equilibrada: Para preparar bem a região da gengiva o indicado é que o paciente tenha uma dieta mais leve, no pré e pós operatório, nesses períodos a alimentação deve ser mais líquida e só nos últimos dias de pós cirúrgico ele deve ser mais pastosa. Os alimentos quando muito quentes acabam prejudicando a cicatrização e podem causar dor e desconforto.
- Não fume nem consuma bebidas alcoólicas: No momento em que há uma ferida aberta na região da boca, essa parte do corpo humano encontra-se suscetível a inflamações e infecções, portanto suspender o uso de cigarro e bebidas alcoólicas é extremamente importante. Uma vez que as substâncias tóxicas presentes nesses elementos, acabam penetrando na mucosa da boca e interferem na cicatrização gengiva após cirurgia e podem causar infecções graves nessa região.
- Não cuspa: Como nos primeiros dias pós cirúrgico o coagulo formado pelas intervenções na boca ainda estão muito sensíveis, todo e qualquer estímulo mais forte na região, pode vir remover este coágulo e assim causar hemorragia. Por isso, é muito importante evitar cuspir e fazer bochechos, por pelo menos 48 horas após cirurgia.
O processo de cicatrização gengiva apos cirurgia pode causar algumas dores e incômodos, o que é muito comum visto que a área passou por procedimentos do qual não está acostumada.
No entanto, para que essa cicatrização gengiva apos cirurgia tenha sucesso, tomar cuidados como os citados é muito importante. Por isso, siga todas as orientações do seu dentista e cuide de pequenas ações no seu dia a dia e tenha um processo de cicatrização gengiva apos cirurgia tranquilo e com bons resultados.