Causas e sintomas da cárie no dente
Seja na infância, adolescência ou vida adulta, a cárie no dente pode ser o começo e o indício de diversos problemas odontológicos. O dente é acometido por uma infecção causada por bactérias que formam placas duras e de difícil remoção. Sintomas como dor e os pontos pretos aparentes na dentição são causados por essas bactérias, que aos poucos vão perfurando o esmalte dos dentes, causando o desconforto e a má aparência dentária.
Além da bactéria, o principal motivo para a aparição de cárie no dente é a má higienização bucal, além dos sintomas mais recorrentes, como a dor e as manchas. Em alguns casos ainda podem apresentar sensibilidade, gengivas inchadas e doloridas. A manutenção diária e a visita periódica ao dentista são atitudes que contribuem no combate ao problema dentário.
Como evitar a cárie no dente
Desde a primeira infância ou em crianças com a dentição em formação é importante cuidar da saúde bucal e manter hábitos de higiene. Os sintomas podem não ser aparentes no início do processo de formação da cárie no dente, muitas vezes fazendo com que o paciente busque por ajuda quando o quadro se agrava.
Hábitos que podem auxiliar no processo de formação da cárie no dente:
Má escovação;
Não utilização do fio dental;
Dormir sem escovar os dentes;
Consumo de doces, balas e chicletes;
Adição de açúcares;
A melhor estratégia para evitar a cárie no dente é escovar corretamente, ao menos duas vezes ao dia para eliminar os restos de comida que se acumulam entre os dentes e evitar a formação de placa bacteriana. Tomar água, fazer bochechos e até mesmo comer uma maçã depois de fazer refeições são algumas alternativas para os momentos em que a escovação não é possível.
Cuidados para a vida toda
Manter o vínculo com o médico odontológico se tornou ainda mais fácil com a presença da Ideal Odonto por meio de clínicas parceiras em todo o país.
A consulta odontológica é a melhor forma para acompanhar a saúde bucal e o acúmulo de placa bacteriana. Em alguns casos, o dentista pode aplicar uma camada de flúor nos dentes, especialmente nos das crianças, para fortalecê-los.