Canal dentário: Tire suas dúvidas!
O paciente que precisa de um tratamento no canal dentário normalmente se assusta e teme pela dor, mas é um procedimento necessário para que o paciente não sofra ainda mais. O tratamento do canal nada mais é que o tratamento da parte interna do dente, conhecida como polpa ou nervo do dente. Esse tipo de tratamento é necessário quando existe algum tipo de lesão no dente, o que geralmente causa as dores.
Muitas pessoas têm medo de dentistas, falar em canal dentário então… Geralmente quando um paciente chega em um consultório odontológico é por dor ou incômodo no dente, raramente se trata de uma consulta preventiva, embora essa procura esteja aumentando gradativamente. Quando um paciente queixa-se de dor o dentista avalia e analisa quais são os melhores procedimentos para cessar a dor, muitos desses casos acabam no tratamento do canal dentário.
Os principais sintomas de que o dente precise de um canal dentário são:
- Dor;
- Muita sensibilidade com temperaturas extremas;
- Inchaço na região;
- Aparecimento de feridas.
Como é feito o tratamento do canal dentário
O dente do paciente precisa ser limpo, o dentista precisa ter acesso à parte infeccionada e desinfeta-lo. Após a limpeza o dente é fechado, com produtos específicos, que protegerão o dente. Esse tratamento pode se feito em apenas uma sessão, mas há exceções aonde é necessário duas ou mais idas ao dentista para o tratamento ser finalizado. O tratamento do canal dentário pode causar o escurecimento do dente, mas existem técnicas que diminuem as chances do paciente ter algumas manchas nos dentes.
Dúvidas mais frequentes sobre canal dentário
- O tratamento de canal dói?
Normalmente o tratamento não foi na hora, porém ele pode causar algum tipo de incomodo posteriormente.
- Pode haver alguma complicação no procedimento?
Sim. Como todo procedimento, mesmo que pequeno, pode acontecer, mas o profissional adequado saberá lidar e te orientará caso aconteça qualquer tipo de imprevisto.
- Caso haja a necessidade de um tratamento no canal dentário e ele não ser realizado, ele pode evoluir?
Com toda certeza. Se há a necessidade do procedimento é preciso que ele seja feito, não há nenhum outro procedimento que o substitua. O dente que necessita desse tratamento está infeccionado e esta infecção pode ir para o sangue do paciente, causando outros problemas ainda mais graves.
Lembrando que nem toda dor de dente é dor no canal, somente um profissional pode diagnosticar corretamente. Portanto, não há o que temer! O tratamento do canal dentário é o único procedimento eficiente para a proteção do dente doente, mas não quer dizer que o dente não pode voltar a ter problemas, às vezes ele foi mal tratado e por isso precisará de um profissional qualificado para que realize o procedimento correto e acabe com o problema definitivamente.
A Ideal Odonto é uma empresa que possui convênio com clínicas odontológicas espalhadas por todo o Brasil. Unindo seus principais diferenciais: preços acessíveis e tratamento de qualidade, para devolver o sorriso e o bem estar ao paciente.