SAIBA O QUE É O BRUXISMO
Caracterizado por ser um problema originado pelo choque intermitente entre os dentes (de maneira involuntária), o bruxismo consiste em um dano de ordem odontológica e que, embora também possa ser “criado” ao longo do dia, possui incidência majoritariamente noturna, principalmente ao longo do sono atribulado do paciente que sofre com esse problema e que, na prática – e justamente por ser algo involuntário -, muitas vezes nem observa o crescimento do problema.
PRINCIPAIS CAUSAS DO PROBLEMA
No que diz respeito às causas que existem por trás do bruxismo, as mais prováveis delas (sim, os cirurgiões dentistas ainda não chegaram à uma conclusão efetiva de quais são os principais fatores desencadeadores da doença) passam por alguns problemas de ordem física ou psicológica. Confira, portanto e de forma destacada, quais são as mais relevantes causas que podem levar ao bruxismo:
Apneia do sono;
Alinhamento irregular da arcada dentária;
Ansiedade, estresse, raiva ou tensão.
Em outros casos, fatores como frustração, alinhamento desigual dos dentes superiores e inferiores (problema também denominado de má oclusão) e respostas à dores de ouvido também podem se apresentar como algumas das principais causas a caracterizar o bruxismo. De maneira ainda mais aprofundada, também é possível observar que esse é um problema que pode ser originado no refluxo do ácido estomacal tanto para o esôfago quanto para a boca. Por fim, o bruxismo também pode vir a partir de um efeito colateral incomum de alguns remédios psiquiátricos (como alguns medicamentos antidepressivos, por exemplo).
A DOENÇA PODE EXISTIR NA INFÂNCIA E DESAPARECER MAIS TARDE
Por conta de o público presente na faixa etária dos infanto-juvenis representar um dos que mais sofre com o aparecimento do bruxismo, é normal que, de maneira proeminente, as crianças se apresentem como as que mais sofrem com esse problema. No entanto, da mesma intensidade com que aparece, o bruxismo também é caracterizado por simplesmente ser minimizado ao longo da adolescência ou vida adulta. Por fim, dores na mandíbula também podem vir a caracterizar o problema, que por sua vez deve ser comunicado ao dentista de confiança assim que possível.
Para saber como tratar é essencial contar com profissionais qualificados como os da Ideal Odonto.