Saiba mais sobre o aparelho ortodôntico
Hoje em dia, manter uma boa aparência está ligada a tratamentos estéticos, atividades físicas e cuidados em geral com o corpo. O que muitos esquecem é de cuidar do próprio sorriso. O uso do aparelho ortodôntico é um dos primeiros passos - quando se faz necessário - para transformar a sua forma de sorrir.
O aparelho ortodôntico, também conhecido como aparelho dentário, é utilizado pelos ortodontistas para alinhar e corrigir a posição dos dentes dos pacientes quando eles apresentam alguma má formação, seja de forma estética, ou para fins funcionais necessários ou também para resolver problemas de mordida errada.
Tipos de aparelho ortodôntico
Se chegou a sua hora de começar a usar aparelho ortodôntico, mas ainda está na dúvida de qual escolher, conheça a diferença entre os mais usados:
- Aparelho convencional: é o mais comum e acessível, ou seja, o melhor custo x benefício. Se optar por esse, saiba que as peças coladas no dente, conhecidas como braquetes, são de metais junto com as famosas borrachinhas coloridas;
- Aparelho estético: diferentemente do convencional, o aparelho estético tem os bráquetes feitos de porcelana, safira ou policarbonato e por isso, ficam parecidos com a cor natural do dente. Esse tipo de aparelho ortodôntico é para aquelas pessoas que se preocupam com a estética durante o tratamento e preferem algo mais natural;
- Aparelho autoligável: é considerado um dos mais modernos, já que esse tipo de aparelho ortodôntico apresenta um bráquete menor e não usa os fios que são utilizados nos convencionais e estéticos. Além disso, o autoligável não necessita de manutenção para trocar as borrachinhas, fazendo com que o atrito entre o aparelho e o fio seja menor, diminuindo o tempo de tratamento do paciente.
Ortodontista da Ideal Odonto
Antes de escolher uma das opções do aparelho ortodôntico, consulte o ortodontista da Ideal Odonto para saber qual tipo de aparelho é mais recomendado para o seu caso. É fundamental também a visita periódica no especialista para ter todo o acompanhamento, desde a escolha, planejamento, colocação, manutenção e retirada do aparelho ortodôntico. O tratamento ortodôntico é complexo, requer tempo/disponibilidade e em muitos casos paciência, ou seja, exige do paciente cuidados especiais que ajudarão no resultado final.