Conheça mais sobre aparelho de dente fixo
O aparelho de dente fixo é o mais popular entre os aparelhos ortodônticos. É bastante comum entre crianças e adolescentes, utilizado para corrigir a mordida e dentes tortos.
Ele tem este nome justamente por possuir pequenas estruturas de aço inoxidável, chamadas de bráquetes, coladas aos dentes com resinas, que só devem ser removidas por um profissional da odontologia, após o tempo determinado por ele.
Como funciona o aparelho de dente fixo?
Os bráquetes são conectados por arcos de metal semelhantes a arames. O tamanho e diâmetro deles são definidos pelo dentista, dependendo das necessidades do cliente. Eles regulam a força que é aplicada sobre cada dente, a qual lentamente os coloca no posicionamento correto.
Também faz parte do aparelho de dente fixo as populares borrachinhas, que podem ser coloridas ou não, de acordo com as preferências estéticas do cliente. Existem outros tipos que dispensam as borrachinhas, como o "auto ligado" ou o aparelho estético, feito de materiais translúcidos como o policarbonato, a porcelana e a safira. O preço aumenta dependendo do material.
Tempo de uso do aparelho
Quando o assunto é aparelho de dente fixo, a primeira questão que costuma aparecer é "por quanto tempo devo usar?". A média é de 12 a 24 meses de tratamento, entretanto, alguns fatores podem influenciar neste período, entre eles:
Idade do paciente;
Necessidade de extração de dentes;
Medicação;
Questões hormonais.
Importante mencionar que apenas o dentista pode definir quanto tempo durará o tratamento com aparelho de dente fixo, pois não existe comprovação científica de nenhuma prática para acelerar este período, além da boa ortodontia.
Cuidados necessários com o aparelho
Para corrigir o posicionamento dos dentes com aparelho de dente fixo sem complicações, o paciente não deve confiar apenas no dentista. É importante prestar atenção nos alimentos consumido, devem ser evitados alimentos duro demais, pegajosos ou desfiados. Os dentes devem ser escovados cuidadosamente após cada refeição, independente do que for consumido.
O aparelho de dente fixo é algo diferente do que sua boca está acostumada, então é naturalmente curioso ficar explorando com a língua ou dedos. Tome cuidado, evite fazer isso pois o aparelho pode ser danificado ou até mesmo acabar te machucando.